segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Identidade Tingui Botó


O Projeto Autorretrato tem a satisfação de apresentar a comunidade dos Tingui Boto, habitantes do povoado de Olho D'Água do Meio, no município de Feira Grande, agreste alagoano. Esta é mais uma tribo de guerreiros por dias melhores que reforça a fé na vitória confraternizando com a natureza e seus ancestrais.

Foto: Patrícia Machado

Foto: Vanessa Cabral

Nos dois dias de oficina de fotografia digital (27 e 28 de agosto), os jovens logo entenderam a proposta de registro cultural apresentando os Tingui Botó. Cientes do aspecto social da fotografia enquanto documento histórico, o grupo se dedicou a registrar com detalhes alguns dos seus maiores patrimônios. 



Foto: Vanessa Cabral


Foto: Patrícia Machado

Habitantes de uma terra fértil, essa comunidade cultiva batata, milho, mandioca, feijão, tem muitas fruteiras e hortas, possui animais para o trabalho e alimentação. Entre suas maiores riquezas estão a área de mata nativa sagrada e bem preservada em sua fauna e flora e afluentes de água doce e cristalina.


Foto: Vanessa Cabral

                                       


Fotos: Patrícia Machado

Foto: Vanessa Cabral

Os jovens tem uma identidade muito forte e consciente de suas raízes. Eles entendem que são o maior patrimônio da comunidade. Concentrados em seus ideais, os Tingui Botó perpetuam suas sábias tradições há longas gerações, o que vem garantindo a presença forte do grupo dentro da cultura indígena do Estado.
  
Foto: Carol Cabral


Fotos: Vanessa Cabral


A comunidade preserva com cuidado e respeito os costumes dos antepassados. A pintura corporal, as indumentárias características da etnia, os cantos e danças, os rituais religiosos, os conceitos de coletividade e resistência são repassados desde cedo as novas gerações, que crescem fortalecidas pela identidade nativa que possuem. Um orgulho para os alagoanos!



Um comentário:

  1. Deve ter sido fantástico esse trabalho! Pena que eu não fui. Aguardo ansiosa o resultado do trabalho com os jovens de Feira de Santana.

    ResponderExcluir