quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Autorretrato registra Piranhas

Jovens participam de oficinas de fotografia digital e enquadram os belos cenários do Sertão  


Da teoria... a prática...

O projeto Autorretrato, o Nordeste que é a nossa cara, teve a grande satisfação de interagir com a turma do 8ª e 9ª ano da escola estadual de Xingó I, da cidade de Piranhas. O cenário magnífico do Velho Chico emoldura a cidade histórica de um dos maiores patrimônios arquitetônicos de Alagoas. Cercada pela natureza vasta da caatinga, Piranhas é como definiu D.Pedro II, em 1859, “a bela cidade capelinha”.


Click `s panorâmicos...

Com câmeras digitais os jovens fotografaram todo o conjunto arquitetônico da velha Piranhas, percorreram a trilha ecológica da linha férrea construída pelos ingleses, enquadraram as praias do São Francisco, e captaram os traços do povo sertanejo. A turma surpreendeu pela grande concentração e satisfação de redescobrir os detalhes da cidade.


Mais click `s panorâmicos...

“A visão muda quando a gente coloca a imagem na câmera, a cidade fica muito linda”, definiu Samoel Fontes, de 16 anos. Acompanhados pelo professor e diretor da Xingó I, Ronildo Reis, que participou das oficinas, os jovens realizaram uma grande produção com centenas de fotografias, registrando com delicadeza cada pedaço da cidade.
       

Registros fotográficos da vegetação do Sertão...

O resultado da produção da turma será montado dia 6 de agosto, no pátio da escola, que na oportunidade estará em festa, comemorando o Dia dos Pais. Para conferir os bastidores desta riquíssima etapa, basta acessar o blog www.retratonordeste.blogspot.com. O Projeto Autorretrato é patrocinado pelo BNDES, através do programa BNB de Cultura.
        

Dos personagens do Sertão...


E das águas e elementos que compõe o Velho Chico

3 comentários: