terça-feira, 21 de abril de 2009

Na mira da tecnologia

Professora Aurenita mostra a fotografia para sua filha - Imagem da colaboradora Carolina Cabral

Enquanto as crianças descobrem ferramentas do mundo digital, a geração mais velha quer aprender a navegar pela era virtual para trocar informação e conhecimento

“No meu tempo as coisas não eram tão fáceis como agora”, diz a professora Aurenita Pimenta. Curiosa tal e qual os pequenos, a paciente senhora participou ativamente das oficinas e ainda arriscou produzir algumas imagens. “Fico vendo tudo, não é tão difícil quanto parece”, declarou. A professora, assim como todas as suas colegas de ofício do povoado de Barra Grande fazem parte de um perfil da geração social que precisa voltar a ocupar as salas de aula como estudantes, para conhecer o que a tecnologia é capaz de oferecer, principalmente para acompanhar a linguagem a nova geração, que não para de avançar. “Antigamente minha filha queria uma bicicleta, hoje ela me pede um computador”, fala Aurenita, animada ao lado da filha. “Agora não é só ela que quer, eu também estou bastante interessada em aprender como navegar na internet e usar a máquina”, contou.

Para a diretora da Escola Esperidião Durval, Lindalva Rafael – que também não vê à hora de voltar à sala como aprendiz – a oportunidade dela, assim como a de todas as educadoras do povoado, está mais próxima de acontecer do que nunca. O programa Proinfo, do Ministério da Educação, deve instalar na comunidade nas próximas semanas, 20 computadores, sendo 10 em cada escola e todos com internet. O MEC ainda custeará um monitor para ajudar no aprendizado de programas, além de ensinar as crianças ferramentas de navegação. “Vamos nos juntar para tirar um tempinho para aprender, pegaremos no pé desse professor que já prometeu ajuda”, declarou a diretora, que contou com apoio de todas as professoras. “A ansiedade é geral, estamos cansadas de ficar de fora das novidades que só o mundo virtual oferece, fico boba só de ver como meu filho já sabe tudo enquanto eu ainda estou bem longe de compreender do que se trata”, disse a educadora Nazaré de Lima.


Educadoras vão ter acesso a computadores em breve - Foto da professora Aurenita Pimenta

Professoras e secretário de Cultura posam para as fotos - Imagem de um dos alunos

Um comentário:

  1. parabéns pela inciativa, Waldson!
    excelente projeto, que, com certeza, vai trazer identidade e autoestima às crianças e aos adultos atendidos por ele.
    ah, me surpreendeu a qualidade das fotos. e saber que foram feitas por crianças dá a elas um valor ainda maior.
    vão em frente!
    MM.

    ResponderExcluir