quarta-feira, 1 de abril de 2009

Enquadrar o mundo em vários ângulos


Crianças aprendem a fotografar e observar os aspectos culturais de sua região

Patrícia Machado

No povoado, o bumba meu boi pede a atenção de quem passa na porta do distrito de Barra Grande – no município alagoano de Maragogi. Lá, dezenas de crianças crescem atentas as belezas do local e estão prontas para lhes apresentar o seu mundo. Foi nesse pedaço de litoral que o Autorretrato – O nordeste que é a nossa cara começou a dar seus primeiros passos. O projeto aprovado pelo edital BNB Cultural 2009 oferece oficinas de fotografia para crianças de 8 a 13 anos, espalhadas pelas cinco regiões de Alagoas, em municípios e povoados registrados no programa Territórios da Cidadania, do governo Federal. São descendentes de quilombolas e indígenas, sertanejos, filhos de pescadores do mar ou ribeirinhos que apresentam e representam suas histórias nas lentes das câmeras.

Em Barra Grande - Os primeiros contatos dos pequenos com a equipe foram tímidos. Aos poucos os organizadores foram desmontando os equipamentos, a curiosidade e o interesse pela novidade não deixou que ninguém ficasse indiferente. Passadas as primeiras horas, já havia o que compartilhar. As histórias relatadas foram captadas e apreciadas por todos os envolvidos no projeto. “Minha mãe não queria que eu viesse, quando ela era pequena foi participar de uma coisa na escola e não gostou, aí ficou com medo que eu achasse ruim também”, conta a pequena Amara Patrícia, de 12 anos que olha ao redor atenta, disposta a não perder nenhum lance. “Ainda bem que não deixei de vir, estou adorando”, comenta. Os meninos e meninas participantes foram escolhidos de forma muito peculiar pelas diretoras das escolas municipais do povoado. Na Escola Antônio Verçosa, a diretora fez questão de convidar aquelas com perfil de grande criatividade e dinamismo. Já a Escola Esperidião Durval selecionou crianças com históricos sociais vulneráveis, que tem dificuldade de relacionamento com os colegas e baixo interesse no aprendizado de sala de aula.

Mesmo com toda a mistura de contextos, a interação foi harmoniosa e os resultados muito animadores para os coordenadores do projeto, professoras e diretoras das escolas. Com um pouco de informação sobre manuseio e as máquinas na mão, lá foram elas nos apresentar todo o contexto existente no povoado, não deixando nada de fora. O cartão postal máximo – a praia – disputou espaço com todos os elementos em comum das crianças, e as primeiras fotos avaliadas impressionaram pela criatividade dos ângulos e ótica dos garotos. As oficinas em Barra Grande ainda acontecem no próximo final de semana. Depois, cada criança terá sua melhor fotografia impressa, uma é para ela e outra vai compor a exposição montada nas duas escolas, além disso, todas receberão um DVD com seus melhores cliques. Depois das oficinas serem realizadas em todas as localidades, as melhores imagens devem compor uma mostra em Maceió e Arapiraca. O público vai escolher as fotografias que vão virar cartões postais e marcadores de livros. O maior objetivo deste projeto é despertar o olhar cultural dos pequenos para dentro das comunidades, elevar a estima dos habitantes e inserir tecnologia através das novas gerações.


Imagem de Jaqueline Silva, de 10 anos - Criatividade no angulo selecionou a foto para postal

Fotografia de Bruno Silva, 13 anos


Foto do pequeno Tierry, de 08 anos


Imagem de Iasmini Maria, 12 anos



Fotografia de Weslei Ruan, 8 anos

6 comentários:

  1. E no próximo final de semana tem mais! :D

    ResponderExcluir
  2. Linda a foto de Jaqueline!
    Que talendo da garota! xD

    Essa galera é da gente, uns artistas! =)

    ResponderExcluir
  3. gente, o projeto é nota 10... é curioso como comunidades e pessoas que estão distantes das novas tecnologias normalmente são um prato cheio para trabalhos de arte visual. Gostei muito da foto feita pelo Weslei. Sou de Minas Gerais, outro lugar cheio de gente e suas "paisagens". Quero acompanhar a caminhada de vcs. Parabéns e bom trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Ô maravilha de projeto! Tem mais?! Muito maiss!!! =)

    ResponderExcluir
  5. Fazemos parte de uma das escolas participante "Antonio Verçosa", gostariamos de agradecer aos idealizadores do projeto por ter convidado nossos alunos a ingressarem no mundo magico da arte visual.

    ResponderExcluir
  6. adorei essa fotoo!!
    a do reflexo na agua tbm.

    esse meninos têm o dom!

    ResponderExcluir