sexta-feira, 21 de março de 2014

Projeto Autorretrato Quilombos de Alagoas leva técnica da fotografia à comunidades negras

Utilizar a fotografia digital como ferramenta tecnológica no estímulo ao fortalecimento da identidade negra alagoana é apenas um dos principais objetivos da terceira edição do Projeto Autorretrato Nordeste – Quilombos de Alagoas, ganhador do prêmio Artes Negras da Fundação Nacional de Arte (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (Funarte).


Com foco etnográfico e cultural, o trabalho consiste na construção coletiva de documentos imagéticos produzidos pelos próprios quilombolas. A partir da leitura de mundo e do olhar dos participantes, que são estimulados a voltar os olhos para a comunidade e a cultura a quais integram neste mundo extremamente globalizado.




As atividades estão previstas para começar dia 22 de março e deverão acontecer durante todo o ano de 2014. Serão contemplados nesta edição comunidades remanescentes de quilombos que estão localizadas nos municípios de Batalha, Igreja Nova, Passo do Camaragibe e Viçosa.        


Entre as etapas do projeto estão a realização de oficinas de fotografia digital com 20 adolescentes de 12 a 16 anos que vivem nas comunidades quilombolas. Na ocasião eles terão aulas teóricas e práticas de fotografia, ministradas pelos colaboradores do projeto. “O propósito é aproximar os jovens, público alvo do projeto, da tecnologia e do uso da fotografia e por meio desses equipamentos registrar os aspectos culturais que definem e geram a identificação de cada comunidade”, explica o idealizador do projeto, Waldson Costa.


As oficinas incluem exposição fotográfica local e entrega de material e certificado aos participantes das atividades. Estão incluídos no projeto o lançamento de um catálogo com parte da produção do trabalho e a realização de exposição fotográfica na capital, durante a semana da Consciência Negra. O público receberá cartões postais com as fotografias feitas pelos jovens nas comunidades que também estarão expostas em espaço público pelas ruas de Maceió.





“A intenção é montar uma exposição em local aberto e de grande circulação de pessoas, de modo a garantir o acesso da população aos retratos feitos pelos adolescentes quilombolas. E desta forma, apresentar ao público um mosaico da identidade negra alagoana. Mostrando como vivem atualmente as comunidades remanescentes dos quilombos, com suas misturas de raças, culturas, crenças e até mesmo integração econômica e social”, completa.


De caráter cultural e social, e sem finalidade lucrativa, todas as atividades do projeto Autorretrato Nordeste, realizadas pela Atitude Gestão de Ideias, acontecem de forma gratuita. Iniciado em 2009, o Autorretrato Nordeste já realizou atividades nos municípios de Maragogi, Porto de Pedras, Marechal Deodoro, Piranhas, Pão de Açúcar, Santana do Mundaú, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Feira Grande, Penedo e Pariconha garantindo a participação de mais de 200 crianças e adolescentes e promovendo exposições na Bienal Internacional do Livro, evento visitado por milhares de pessoas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário