segunda-feira, 24 de março de 2014

Oficina de fotografia mobiliza moradores da comunidade Bom Despacho em Passo do Camaragibe

O Projeto Autorretrato Nordeste – Quilombos de Alagoas iniciou, neste final de semana (22 e 23), a primeira etapa das atividades com oficina de fotografia na comunidade do Bom Despacho, localizada na Zona Rural de Passo do Camaragibe, Região Norte do Estado.

Ao todo 25 adolescentes aprendem técnicas da fotografia digital que são aplicadas na captação de aspectos tradicionais da comunidade. Entre as noções repassadas na produção das fotografias estão informações técnicas como enquadramento, luminosidade, ângulos, composição, abertura e velocidade. Na característica cultural, jovens traduzem em imagens os elementos que revelam sua identidade única. Para manifestar a força de sua origem quilombola, a comunidade, composta de 208 famílias, mudou a pacata e se mobilizou para produzir seus autorretratos.



O resultado foi transformador. “Não temos nada para fazer no dia a dia, faltam atrativos, especialmente para os jovens. A presença do projeto movimentou as pessoas que se interessaram pela iniciativa e ajudaram a produzir as fotografias. E nós passamos a ver nossa comunidade de forma diferente, mais bonita e especial”, declara Juliana Felix.

A identidade vai aos poucos sendo captada em fotografias do povoado, dos equipamentos coletivos, musicalidade, agricultura familiar, produção cooperativa, trabalho coletivo e outras atividades que fazem parte do cotidiano da comunidade. “A vida aqui é simples e tranquila. Somos felizes assim e agora estamos mais satisfeitos porque tirar foto é uma novidade que agita a juventude e todo mundo se diverte junto”, releva Daniel do Pife, fundador da banda de pífano do povoado.   



Mais uma etapa da oficina de fotografia acontece nos dias 5 e 6 de abril. A exposição será montada na comunidade dia 19 do mesmo mês. O Autorretrato Nordeste Quilombos de Alagoas ainda percorrerá os municípios de Batalha, Igreja Nova e Viçosa. Em sua terceira edição, o projeto foi premiado no edital Funarte Cultura Negra, do Ministério da Cultura. 

3 comentários:

  1. Ver o sorriso na cara dessas crianças não tem preço.

    ResponderExcluir
  2. Sou fotografa, como participar do projeto??????

    ResponderExcluir
  3. Lindo projeto!!!!!!!! Incentivar essas crianças a fazer algo e fazer elas se interessarem é sempre mto bom para a vida das mesmas.

    ResponderExcluir