terça-feira, 27 de outubro de 2009

Coco de Roda: identidade tipicamente alagoana

Jovens brincantes provam que a dança não tem idade nem fronteiras
Fotos: Patrícia Machado

O Coco de Roda de Lagoa da Pedra, não tem nome, mas se supera em atitude. Foi graças ao desejo de ver os alunos da Escola Monsenhor Lira, desenvolvendo uma atividade cultural, que ex-diretora, Sudomélia Souza, tirou dinheiro de seu bolso e comprou as primeiras vestimentas do grupo. Dois anos depois de fundado, e com nova direção – dessa vez de Silvana Santos – o Coco é composto por 12 jovens. Eles dominam a dança tipicamente nordestina, provando que conhecem bem a batida, sobretudo o requebrado, que combina um ritmo nos pés e o molejo do corpo.
Clique de Marília Barbosa


Essa brincadeira de jovens artistas acontece em um dos povoados de Pão de Açúcar, no sertão alagoano. O Coco tem tanto valor que se apresenta o ano inteiro, em todos os municípios e povoados da região. “Nossos amigos ficam com vontade de fazer parte”, conta Ronalso Bezerra, um dos coordenadores do grupo. Os tons de suas ricas vestimentas se misturam com a paisagem do lugar, e as dançarinas são muito cuidadosas com a aparência. Quando questionados sobre a importância da manifestação cultural, eles têm a resposta na ponta da língua: “Queremos que nossos filhos e netos aprendam a dançar, para que a brincadeira nunca se acabe”.

Um comentário:

  1. Que bom que o autorretrato chegou a Pão de Açúcar e podemos ver através das fotografias das crianças toda a graça e cultura do Sertão Alagoano. Parábens a Coordenação pela escolha pois Pão de Açúcar precisa ser vista por outros olhos nesse Brasil.

    ResponderExcluir