quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Penedo: lugar de novas memórias

Crianças de várias localidades participam das oficinas de fotografia, se tornam amigas e aprendem mais sobre história de seu município
Foto da colaboradora Walsyneide Costa
Fotografia da colaboradora Larissa Wilson

Em mais uma aventura do projeto Autorretrato, a expectativa para a cidade de Penedo, região alagoana do baixo São Francisco, foi dividida entre todos: a equipe do projeto e as crianças. Desta vez, a proposta foi agregar meninas e meninos de várias partes do município, principalmente da zona rural. Estavam tímidos no começo, mas graças ao palco do teatro Sete de Setembro – o mais antigo de Alagoas, com seus 125 anos -, eles se fizeram amigos e tiveram suas primeiras aulas de fotografia. Usando as instalações do teatro e, sobretudo, uns aos outros, aprenderam a magia de enquadrar e clicar. Depois do manuseio básico, à volta pela cidade. Durante esse momento, a impressão era de que todos estavam reconhecendo um lugar, presente em nossa história, mas novo na memória. Os belos cenários, não comoveram somente a quem não é natural daquela região, chamou atenção de todos os participantes.
Fotografia de Larissa Wilson

Igrejas, praças, prédios, além do próprio rio, parecem uma paisagem retirada dos livros de história. E aqui, ela prova que não é estática: tudo está em atividade constante, não para. O São Francisco divide sua imponência com os sobrados em variados estilos arquitetônicos, os santos de madeira e roca e as igrejas ornadas de ouro, tudo a custo de muito sangue e suor dos escravos. Na praça da prefeitura, um único canhão, indica que esta terra foi disputada. Os coretos e mirantes provam que a diversão coletiva também é prioridade para seus habitantes. Tudo se mistura, ensinando o passado e o presente de quem ainda está construindo a sua memória. O resultado dos passeios aos bairros de Penedo poderá ser conferido em breve, nas belas imagens feitas pelas crianças.
Foto da colaboradora Carol Cabral
Foto de Larissa Wilson
Imagem feita por Carol Cabral
Foto de Carol Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário