sexta-feira, 3 de julho de 2009

Autorretrato chega à Serra do Capela


Crianças Xucurús Kariris de Palmeira dos Índios participam das oficinas de fotografia neste final de semana

Cumprindo mais uma etapa do projeto Autorretrato – O nordeste que é a nossa cara, a equipe desembarca nos dias 3 e 4 na comunidade dos Xucurús Kariris, do alto da Serra do Capela, na cidade de Palmeira dos Índios. Até o domingo, cerca de vinte crianças, com idades entre sete e treze anos, aprenderão, através do manuseio de câmeras digitais, a perceber e registrar os aspectos culturais de seu povo, como as pinturas corporais, a dança e a produção dos artesanatos mais tradicionais, entre eles, a confecção de arcos e flechas.

Os Xucurús Kariris povoam boa parte do município de Palmeira dos Índios, na região do agreste alagoano. Entre os participantes, estão os alunos da Escola Estadual Indígena Cacique Alfredo Celestino e de Escolas Indígenas de outros povoados. O Autorretrato está somando a sua terceira comunidade visitada, já tendo passado pela população pesqueira de Barra Grande, em Maragogi e pelos quilombolas do Sítio Jussara, em Santana do Mundaú.

O projeto pretende disseminar tecnologia, através de oficinas de fotografia para crianças das cinco regiões do Estado. Mais que introduzir o mundo digital, um dos grandes objetivos é o despertar do olhar cultural das novas gerações para as suas comunidades. O projeto é patrocinado pelo Governo Federal, através do Banco do Nordeste.

4 comentários:

  1. Patrícia e demais participantes desse projeto. Quero parabenizar a todos pela iniciativa e de afirmar que fiquei muito satisfeito em saber que, no nosso estado, há pessoas inteligentes, com idéias inovadoras e conscientes da importância da inclusão social e e digital em Alagoas.

    Se um dia a nossa querida terra vir a ser um local digno para todos os alagoanos, vocês poderão bater no peito sem medo e gritar bem alto: "eu faço parte desse crescimento!"

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. P.S.: o comentário acima é de Caio Lima.

    ResponderExcluir
  3. Paty, minha amiga. Parabéns pela iniciativa, extensivo a todos da equipe. Ações como essa devem ser divulgadas e valorizadas, afinal, cultura nunca é demais. Tenho muito orgulho de você.

    Nilton Vasconcelos

    ResponderExcluir
  4. Oi nunca é tarde para dizer o que sentimos nâo é,hoje digo a voçes parabens por mostrarem a cultura de nosso estado,fiquei muito feliz em ver meu povo,minha aldeia, isso me deixa cada vez mas orgulhosa de ser india mesmo nâo estando na aldeia hoje,levo o nome do meu povo em todo lugar que vou. Parabens pelo lindo trabalho e obrigado por valorizar nosso povo.Um forte abraço da amiga Jaracedy

    ResponderExcluir