sábado, 26 de novembro de 2011

Comunidades receberam seus postais!

    Participantes e autores das imagens que viraram postais recebem exemplares para divulga a cultura de onde vivem

Postais do Autorretrato Nordeste começam a circular nas comunidades

      Finalmente chegou um dos momentos mais esperado pelos participantes das oficinas de fotografia do Autorretrato Nordeste. Depois das mostras fotográficas comunitárias e da exposição final na Feira Bienal Internacional do Livro de Alagoas, as comunidades participantes e autores das imagens que viraram postais recebem exemplares do material para divulgar as belezas do cotidiano e da cultura do interior de Alagoas.

       Em Piranhas, com quatro imagens transformadas em postais, o retorno foi além do esperado. Primeiro porque as imagens do Autorretrato Nordeste feitas pelos alunos da Escola Xingó I viraram acervo da escola, depois, porque fomos comunicados que há uma mobilização de pessoas que vivem na cidade em copilar as imagens da garotada em um livro fotográfico.

As estudantes de Piranhas, Erly e Riquelaine, autoras de imagens que viraram postais, conferem os cartões
  
      Quanto aos postais o primeiro contato com seus autores foi fantástico. Um misto de orgulho e felicidade. “Adorei ter feito a oficina, postei todas as minhas fotos no facebook, no Orkut e twitter e agora ver minha foto como cartão postal é bom demais”, diz a autora de uma das fotos selecionadas Riquelaine. Para Erly, além de captar a cidade a partir de uma proposta diferente, a oficina disponibilizou conhecimento e prática para manusear a máquina digital. “Aprendi a usar vários recursos que até então não sabia direito, agora estou praticando mais e melhor”, revelou.

Na tribo Tingui-Botó, crianças conferem os postais de seu povo que foram feitos por jovens da comunidade


Jovem Tingui-botó que foi fotografada durante as atividades recebe o postal com sua imagem
      
       Em Feira Grande, na tribo Tingui-Botó, o resultado não foi diferente. As imagens da mostra local agora fazem parte do acervo do museu que há na comunidade. Quanto aos postais, com cinco modelos diferentes, a satisfação e o orgulho da comunidade ficou traduzida na curiosidade e na felicidade de fotógrafos e fotografados.
    
        Na comunidade ribeirinha de Tatuamunha, em Porto de Pedras, as imagens viraram acervo da associação comunitária, os postais brindes para os participantes, familiares, amigos e até turistas que visitam o lugar que resguarda o berçário do peixe-boi marinho.

  Na Escola Eleuza Galvão, em Marechal Deodoro, estudantes comemoraram o recebimento dos postais

     Em Marechal Deodoro os autores das imagens selecionadas como postais e etiquetas marca página fizeram a festa ao receberem o material. Para Amanda Félix, nada melhor que fechar o ciclo do trabalho fotográfico com uma imagem-postal. “Poxa é muito saber que uma foto feita por mim vai circular o Brasil divulgando as belezas do lugar onde vivo. Estou muito feliz!”, expôs.

O rabequeiro de Marechal Deodoro, Nelson da Rabeca, posou para fotos do Autorretrato e virou postal!

      A comunidade quilombola Muquém, em União dos Palmares, receberá em breve sua cota de postais com as imagens do lugar. Para quem desejar receber um dos exemplares em casa basta deixa aqui no blog um comentário com o endereço. Os postais serão enviados via Correios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário