domingo, 21 de março de 2010

Autorretrato chega a Palmeira dos Índios

Mostra com 30 fotografias pode ser visitada até maio

Depois de passar o verão expondo no Museu da Praia, na praia de Ponta de Mangue em Maragogi, as fotografias do projeto Autorretrato – O Nordeste que é a nossa cara - estão no Museu Casa de Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios. O recanto do Mestre Graça deve ser a última parada desta edição do Autorretrato. A mostra com 30 imagens produzidas por crianças de cinco comunidades alagoanas ficará até maio, e o público pode visitar a exposição qualquer dia da semana: a Casa de Graciliano está sempre de portas abertas e sua entrada é franca.

Em oito meses de trabalho o Autorretrato percorreu aproximadamente 3.500 km, para chegar a cinco regiões do Estado. Com o patrocínio do Banco do Nordeste, em parceria com o Governo Federal, realizamos oficinas de fotografia para 108 crianças e mostras locais vistas em média por 1.500 pessoas que residem em comunidades distintas como: quilombolas, indígenas, litorâneas, ribeirinhas e sertanejas.

O resultado é um surpreendente acervo com aproximadamente 5.000 imagens de elementos que fazem parte da cultura alagoana, feitas a partir do olhar de nossos pequenos fotógrafos. Fazem parte do conjunto da exposição final apenas seis imagens de cada comunidade. Do total, 20 fotos foram escolhidas pelo público, durante a Bienal Internacional do Livro, realizada em outubro de 2009 em Maceió, e através de votação no blog do projeto. Essa seleção virou cartão-postal e marcador de livro e foram remetidas a todos que votaram e deixaram o endereço. Centenas de postais também estão disponíveis aos visitantes que quiserem conferir a mostra na Casa de Graciliano.

Durante a montagem, visitantes já apreciavam as fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário