Exposição realizada durante a Bienal do Livro de Alagoas vira notícia na página da Universidade Federal de Alagoas. Confira:
Um segundo olhar sobre Alagoas
Mostra Autorretrato Nordeste, com fotos de jovens alagoanos feitas em comunidades do interior do Estado, marca presença na Bienal do Livro
“Eu não sabia que a minha cidade era tão bonita”. A frase dita por um das participantes do Autorretratos- o Nordesteque é a nossa cara, representa bem a essência do projeto. Com vinte câmeras digitais na bagagem, o projeto percorreu várias cidades do interior de Alagoas dando oficinas de fotografia para jovens de 12 a 18 anos com o intuito de mostrar através de registro fotográfico traços da cultura de comunidades tradicionais.
Com o básico de conhecimento técnico, os alunos saem à campo para treinar o olhar e retratar a própria cidade. Lugares e pessoas que pareciam desinteressantes, passam a ser visto sob uma nova perspectiva.
“Eles saem para tirar as fotos e voltam falando como não tinham percebido como suas cidades são bonitas, eles passam a reparar nos detalhes. Não é a questão do equipamento, da câmera em si, mas é a questão do olhar”, diz Patrícia Machado, jornalista que coordena o projeto junto com Waldson Costa .
O projeto patrocinado pelo BNDES, através do programa BNB de Cultura, percorreu ao longo deste ano cinco municípios: Marechal Deodoro Piranhas,Tatuamunha, União dos Palmares, Feira Grande, Em cada cidade, foram selecionadas 20 jovens oriundos de escolas públicas e associações comunitárias para participarem do projeto. Todos recebem suas fotos em cd e posteriormente o projeto volta às cidades com as melhores fotos impressas.
“Nós queremos que eles saibam identificar os aspectos culturais do lugar onde vivem. Nós tivemos um retorno maior em Piranhas e em Marechal Deodoro onde os jovens já sabiam quais pontos, lugares, pessoas eles queriam fotografar”, lembra Patrícia.
As fotos passaram por uma seleção e agora 30 delas estão sendo expostas na V Bienal Internacional do Livro, que acontece até o domingo (30) no Centro de Convenções Ruth Cardoso. O público visitante tem a oportunidade de votar em suas fotos favoritas.
As imagens vencedoras serão transformadas em cartões postais. “Nós tivemos até agora mais de 1000 pessoas que já passaram por aqui e votaram. Elas deixam o endereço e nós mandaremos estes postais para elas. Enquanto isso em suas cidades os meninos estão ansiosos para saber quais fotos virarão postais”.
Quem vier à Bienal neste domingo pode escolher suas fotos favoritas que estão expostas em frente ao auditório Audálio Dantas (sala de vidro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário