Atividade acontece no sábado (16) e domingo (17); dia 24 de julho comunidade recebe exposição fotográfica
Povoado quilombola Muquém, em União dos Palmares é a próxima parada da equipe do Autorretrato Nordeste |
Os aspectos sociais e culturais da comunidade quilombola Muquém, que fica no município de União dos Palmares, interior de Alagoas, serão registrados pelos adolescentes que vivem no povoado através das lentes das câmeras do projeto “Autorretrato – O Nordeste que é a nossa cara”, que realiza neste próximo sábado (16) e domingo (17) mais uma oficina de fotografia digital.
Com o patrocínio do programa BNB de Cultura, através da parceria BNDES e Governo Federal, a segunda edição do Autorretrato chega ao povoado Muquém com a proposta de registrar os elementos sociais e culturais do lugar através do olhar dos próprios moradores.
“A estimativa é que participem da oficina de fotografia na comunidade cerca de 16 adolescentes quilombolas. Na atividade a equipe do Autorretrato apenas disponibiliza os equipamentos e repassa algumas técnicas de fotografia. Os elementos e personagens a serem fotografado são definidos pelos participantes mediante o valor cultural percebido por eles”, relata o coordenador do projeto, o jornalista e fotógrafo, Waldson Costa.
Após a oficina de fotografia as melhores imagens captadas pelos jovens são selecionadas para uma exposição montada dentro da própria comunidade. No Muquém, a mostra local será exposta no dia 24 de julho e ficará a disposição da comunidade e visitantes por aproximadamente 15 dias. Cada participante da oficina recebe a foto finalista impressa e um CD com toda produção fotográfica.
Além da comunidade quilombola de União dos Palmares, outras três localidades do interior de Alagoas, de grupos representativos diferentes – Piranhas (sertanejos), Porto de Pedras (litorânea) e Pariconha (indígenas) – vão receber as oficinas do projeto ainda este ano. Nesta segunda edição do Autorretrato, que acontece no ano de 2011, o trabalho já foi realizado com jovens da cidade de Marechal Deodoro (lagunar).
POSTAIS – Quilômetros rodados pelo Autorretrato e imagens captadas através da interpretação dos adolescentes do interior do estado, o melhor ainda está por vim. Ao final de todas as oficinas de fotografia as melhores imagens – 6 de cada comunidade – vão compor uma grande exposição fotográfica. Nela o público visitante vai escolher as fotografias que serão transformadas em cartão-postal.
Os postais serão distribuídos para todas as comunidades participantes e também percorrerão e Brasil e Mundo divulgando recortes da cultural do interior alagoano. Para saber mais sobre o Autorretrato – O Nordeste que é a nossa cara confira: www.retratonordeste.blogspot.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário