segunda-feira, 31 de março de 2014

Olá, siga-nos em nosso novo site!


Olá! Todas as informações e imagens das atividades da terceira edição do Autorretrato Nordeste - Quilombos de Alagoas estão disponíveis no site www.retratonordeste.com.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Oficina de fotografia mobiliza moradores da comunidade Bom Despacho em Passo do Camaragibe

O Projeto Autorretrato Nordeste – Quilombos de Alagoas iniciou, neste final de semana (22 e 23), a primeira etapa das atividades com oficina de fotografia na comunidade do Bom Despacho, localizada na Zona Rural de Passo do Camaragibe, Região Norte do Estado.

Ao todo 25 adolescentes aprendem técnicas da fotografia digital que são aplicadas na captação de aspectos tradicionais da comunidade. Entre as noções repassadas na produção das fotografias estão informações técnicas como enquadramento, luminosidade, ângulos, composição, abertura e velocidade. Na característica cultural, jovens traduzem em imagens os elementos que revelam sua identidade única. Para manifestar a força de sua origem quilombola, a comunidade, composta de 208 famílias, mudou a pacata e se mobilizou para produzir seus autorretratos.



O resultado foi transformador. “Não temos nada para fazer no dia a dia, faltam atrativos, especialmente para os jovens. A presença do projeto movimentou as pessoas que se interessaram pela iniciativa e ajudaram a produzir as fotografias. E nós passamos a ver nossa comunidade de forma diferente, mais bonita e especial”, declara Juliana Felix.

A identidade vai aos poucos sendo captada em fotografias do povoado, dos equipamentos coletivos, musicalidade, agricultura familiar, produção cooperativa, trabalho coletivo e outras atividades que fazem parte do cotidiano da comunidade. “A vida aqui é simples e tranquila. Somos felizes assim e agora estamos mais satisfeitos porque tirar foto é uma novidade que agita a juventude e todo mundo se diverte junto”, releva Daniel do Pife, fundador da banda de pífano do povoado.   



Mais uma etapa da oficina de fotografia acontece nos dias 5 e 6 de abril. A exposição será montada na comunidade dia 19 do mesmo mês. O Autorretrato Nordeste Quilombos de Alagoas ainda percorrerá os municípios de Batalha, Igreja Nova e Viçosa. Em sua terceira edição, o projeto foi premiado no edital Funarte Cultura Negra, do Ministério da Cultura. 

sexta-feira, 21 de março de 2014

Projeto Autorretrato Quilombos de Alagoas leva técnica da fotografia à comunidades negras

Utilizar a fotografia digital como ferramenta tecnológica no estímulo ao fortalecimento da identidade negra alagoana é apenas um dos principais objetivos da terceira edição do Projeto Autorretrato Nordeste – Quilombos de Alagoas, ganhador do prêmio Artes Negras da Fundação Nacional de Arte (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (Funarte).


Com foco etnográfico e cultural, o trabalho consiste na construção coletiva de documentos imagéticos produzidos pelos próprios quilombolas. A partir da leitura de mundo e do olhar dos participantes, que são estimulados a voltar os olhos para a comunidade e a cultura a quais integram neste mundo extremamente globalizado.




As atividades estão previstas para começar dia 22 de março e deverão acontecer durante todo o ano de 2014. Serão contemplados nesta edição comunidades remanescentes de quilombos que estão localizadas nos municípios de Batalha, Igreja Nova, Passo do Camaragibe e Viçosa.        


Entre as etapas do projeto estão a realização de oficinas de fotografia digital com 20 adolescentes de 12 a 16 anos que vivem nas comunidades quilombolas. Na ocasião eles terão aulas teóricas e práticas de fotografia, ministradas pelos colaboradores do projeto. “O propósito é aproximar os jovens, público alvo do projeto, da tecnologia e do uso da fotografia e por meio desses equipamentos registrar os aspectos culturais que definem e geram a identificação de cada comunidade”, explica o idealizador do projeto, Waldson Costa.


As oficinas incluem exposição fotográfica local e entrega de material e certificado aos participantes das atividades. Estão incluídos no projeto o lançamento de um catálogo com parte da produção do trabalho e a realização de exposição fotográfica na capital, durante a semana da Consciência Negra. O público receberá cartões postais com as fotografias feitas pelos jovens nas comunidades que também estarão expostas em espaço público pelas ruas de Maceió.





“A intenção é montar uma exposição em local aberto e de grande circulação de pessoas, de modo a garantir o acesso da população aos retratos feitos pelos adolescentes quilombolas. E desta forma, apresentar ao público um mosaico da identidade negra alagoana. Mostrando como vivem atualmente as comunidades remanescentes dos quilombos, com suas misturas de raças, culturas, crenças e até mesmo integração econômica e social”, completa.


De caráter cultural e social, e sem finalidade lucrativa, todas as atividades do projeto Autorretrato Nordeste, realizadas pela Atitude Gestão de Ideias, acontecem de forma gratuita. Iniciado em 2009, o Autorretrato Nordeste já realizou atividades nos municípios de Maragogi, Porto de Pedras, Marechal Deodoro, Piranhas, Pão de Açúcar, Santana do Mundaú, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Feira Grande, Penedo e Pariconha garantindo a participação de mais de 200 crianças e adolescentes e promovendo exposições na Bienal Internacional do Livro, evento visitado por milhares de pessoas.