sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Autorretrato renova com BNB de Cultura

Em 2011 oficinas e exposições fotográficas vão acontecer nas cidades de Marechal Deodoro, Piranhas, União dos Palmares, Pariconha e Porto de Pedras
O projeto Autorretrato – O Nordeste que é a nossa cara - se prepara para fazer as malas e percorrer mais cinco cidades alagoanas em 2011. Aprovado pela segunda vez no edital Banco do Nordeste de Cultura, através do BNDS, o projeto idealizado pelo jornalista Waldson Costa mantém a proposta inicial de aliar tradições culturais e tecnologia da fotografia digital entre as sociedades de diferentes regiões de Alagoas. A novidade dessa edição é a atuação com o público jovem.

Os adolescentes das cidades de Marechal Deodoro (Pescadores), União dos Palmares (Quilombolas), Piranhas (Sertaneja), Pariconha (Indígenas) e Porto de Pedras (Litorânea) serão as contempladas nessa edição. Ao todo, o projeto espera envolver cerca de 100 adolescentes. Em 2009, o Autorretrato atuou com crianças das cidades ou povoados localizados em Maragogi, Penedo, Santana no Mundaú, Pão de Açúcar e Palmeira dos índios.

“Após um ano de avaliação de como foi à primeira etapa do projeto, a equipe do Autorretrato volta a percorrer as cidades alagoanas em busca de registro das manifestações culturais que marcam a identidade local num trabalho de releitura fotográfica feita pelos próprios moradores”, ressalta o criador Costa.

Neste ano escolha para trabalhar com adolescentes visa estimular a percepção para as artes visuais e favorecer a democratização do uso dos meios tecnológicos, dando uma maior autonomia para que os participantes apontem suas melhores imagens. “Algo que estava limitado com as crianças devido à idade”, complementou.

Através do blog (www.retratonordeste.blogspot.com), é possível acompanhar não só as atividades que começarão a ser feitas a partir de janeiro do ano que segue, mas rever todos os detalhes das oficinas realizadas na edição de 2009, com vasto material de bastidores e as fotos selecionadas para as exposições, vale a pena conferir!