domingo, 22 de março de 2009





CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 2009

Oficina de fotografia (Maragogi) – Nos dias 28 e 29/ 03 e 04 e 05/04
(Comunidade pesqueira litoral norte)

Mostra comunitária – 7 a 14 de abril

Oficina fotografia (Santana do Mundaú) – 25 e 26/04 e 03 e 04/05
(Comunidade Quilombola)

Mostra Comunitária – 09 a 16 de maio

Oficina fotografia (Palmeira dos Índios) – 06 e 07/07 e 13 e 14/07
(Comunidade Indígena)

Mostra Comunitária – 22 a 27 de julho

Oficina fotografia (Piranhas) 18 e 19/08 e 25 e 26/08
(Comunidade Sertaneja)

Mostra Comunitária – 01 a 10 de setembro

Oficina fotografia (Penedo) – 22 e 23/09 e 29 e 30/09
(Comunidade Ribeirinha Baixo São Francisco)

Mostra Comunitária – 05 a 10 de outubro

Grande Exposição Fotográfica (Maceió) – a definir

Grande Exposição Fotográfica (Arapiraca) – a definir

Grande Exposição Fotográfica (Maragogi) – 10 de janeiro de 2010



* Datas sujeitas a alteração.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Tecnologia e cultura aliadas na busca da identidade

Autorretrato, vai disseminar as expressões culturais do interior do estado através da fotografia digital

Patrícia Machado
Especial para o O JORNAL

Usar a tecnologia para transpor barreiras, disponibilizar o mundo digital para comunidades onde a globalização é teoria pouco conhecida, e ajudar na identificação e valorização das culturas locais é a marca do projeto: “Autorretrato, o nordeste que é a nossa cara”. Idealizado pelo jornalista Waldson Costa, a idéia levará para crianças de 8 a 12 anos, que vivem nas cinco regiões de Alagoas, oficinas de fotografia com câmeras digitais para que elas retratem seus cotidianos e apresentem expressões culturais de suas localidades.
Com a ajuda de colaboradores, além de aprenderem a teoria e técnica de captação de imagens, as crianças serão estimuladas a olhar para dentro de suas realidades para registrarem através do recurso tecnológico o pedaço do nordeste a qual pertencem.
“A proposta é que elas tenham a oportunidade de observar através das lentes e captem com foco cultural a realidade que conhecem. E a partir do contato com o novo, o que parece comum para elas, poderá ser visto por pessoas que presenciam outras realidades, havendo um intercâmbio social”, diz o autor ao expor que em suas viagens ao interior do estado sempre observou o fascínio que as lentes causam nas pessoas, especialmente em regiões onde o acesso digital é restrito. “Se as tecnologias têm caráter global, então que sua integração aconteça nas comunidades de uma forma positiva”, completa Costa.
Além de buscar o olhar das novas gerações e desenvolver os potenciais criativos das crianças – seres em formação social – a população local também estará envolvida ativamente no processo. Após a realização das oficinas, as fotografias serão reveladas e irão compor uma mostra local para expor os trabalhos dos pequenos em suas comunidades. Terminada esta etapa, as melhores imagens estarão em duas exposições, uma em Maceió e outra em Arapiraca. Caberá ao público dessas cidades a escolha das fotos mais atraentes para a confecção de cartões-postais e marcadores de livros, que serão distribuídos gratuitamente entre os expectadores, participantes e colaboradores do projeto.
Outra prioridade está na escolha das comunidades. A diversidade sócio-cultural de nosso Estado estará bem evidente neste quesito. Quilombolas, indígenas, ribeirinhos e pescadores, serão os protagonistas e ao mesmo tempo inspiradores deste trabalho que é patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), investidor ativo na democratização do conhecimento e tecnologias, e agente responsável pela valorização cultural das regiões onde atua.
Todos os povoados e comunidades que serão os “autorretratos” do nosso povo estão incluídos no programa Territórios da Cidadania, projeto do Governo Federal que visa agregar e fomentar conhecimento para diminuir as desigualdades sociais no País.

Matéria publicada no O JORNAL em 2 de Dezembro de 2008